Life

Há cerca de uma semana, tive a oportunidade de assitir à ante-estreia do filme “Life”, de Anton Corbijn. E olhem que foi uma noite bem passada.

O enredo conta a história que aproximou o rebelde actor James Dean (Dane DeHann) e o pouco afortunado fotografo Dennis Stock (Robert Pattinson) ainda na década de 50 do século passado. Na época, Dean terminava “A Leste do Paraíso” e Stock, convencido de que aquele rapaz irreverente seria como um diamante em bruto, convenceu-o (depois de muita insistência) a ser fotografado. Entre copos e encontros, descobrem-se as amarguras da vida e uma amizade singular.

Com uma fornada de fotografias mal cozida para o editor, Stock partiu com Dean para o Indiana, onde passou alguns dias junto do ator e da família deste. A quinta, os livros, a conga, e um baile de finalistas valeram ao fotógrafo umas páginas na revista Life, em 1955.

Aquela fora a última viagem a casa: meses depois, James Dean envolveu-se num acidente de viação fatal, com apenas 24 anos.

Com sequências bem encadeadas, uma fotografia fantástica e a melhor caracterização possível para retratar um ícone do cinema, Corbijn cativa-nos com actuações surpreendes. Ainda assim, a narrativa chega a um pouco longa e mesmo com pouca acção, mas é preciso lembrar que se trata de um filme biográfico e não ficcional.

Um filme para matar a curiosidade.


Joana


Para descobrir:

http://www.magnumphotos.com/C.aspx?VP3=CMS3&VF=MAGO31_10_VForm&ERID=24KL53ZKDJ