Encontrar os melhores livros em coaching executivo

Enquanto coach em serviços financeiros, uma das grandes partes da minha carga de trabalho é pesquisa, sendo a maior parte feita através da leitura de livros cobrindo diversos tópicos da função.

É um processo interessante de constante pesquisa e avaliação de possíveis livros para adquirir conhecimento.

Como plataforma de pesquisa, uso primariamente o GoodReads. Além de ter shortlists muito interessante para variados tópicos (10 livros que cada CEO deve ler, 10 livros que cada investidor deve ler, etc), também apresenta as pontuações, que são o indicador primário de que livro vou escolher, e também integra com o Facebook para me mostrar pontuações dadas por pessoas próximas a mim.

Ajuda imenso, pois é a diferença entre estar interessado num livro pelo título versus saber exactamente qual a pontuação média e qual a pontuação dada por pessoas próximas que já o leram.

Como encontrar livros?

A minha rotina para um dado dia, quando preciso de fazer pesquisa, começa por procurar por uma palavra-chave, por exemplo “investimentos de Private Equity”. Pesquisando essa keyword no Google resultará nos livros mais conhecidos sobre o tópico, dos quais possivelmente já terei lido uma grande parte.

Depois visito o GoodReads e Amazon para verificar quais as novas adições. Também procuro pelos próprios autores dos livros que conheço e estimo, verificando se lançaram livros novos. Assim compilo uma shortlist.

Quando tenho essa shortlist de 4 ou 5 livros possíveis para ler, costumo verificar a pontuação deles no GoodReads, que uso como medida para priorizar os que quero, verificando também a pontuação de pessoas que conheço que já o tenham lido.

Também, quando possível e existe uma amostra digital, vejo a estrutura do livro e quais os títulos dos capítulos para ver se o livro vai profundamente o suficiente aos tópicos que procuro (os títulos por si só são muitas vezes enganadores).

Fazer render a leitura

Pessoalmente, tomo notas muito extensivamente. Portanto costumo ler primariamente livros técnicos no Mac, onde posso ter lado a lado o livro e uma app para tomar notas (neste caso sou leal ao Bear para Mac, uma aplicação que permite adicionar hashtags, media e estilos ao texto das notas, tal como um Slack para notas privadas).

Quando não estou a ler no Mac, uso primariamente o Books do iPhone, com a funcionalidade de Scroll View. Este é um dos meus segredos para conseguir ler bastante mais rápido que o normal – a Scroll View permite que o utilizador faça (como o nome diz!) scroll do livro, como se fosse um papiro gigante, em vez de folhear.

Isto permite ler mantendo o nível dos olhos constante, sem ter de mover para cima ou para baixo, o que imediatamente poupa tempo (e cansaço).

Recomendações para ler

Gostaria de recomendar três livros de áreas completamente distintas que marcaram os meus últimos meses:

  • This Idea Is Brilliant, de John Brockman. Este livro compila um conjunto de ideias científicas de várias áreas que não são conhecidas pelo “mainstream”, desde psicologia a finanças a informática, e ilustra como muitos destes princípios operam no nosso dia-a-dia;
  • Can’t Hurt Me, de David Goggins. Este livro, bastante brutal e nu, é uma biografia do Navy SEAL David Goggins, desde a infância dele marcada por violência e abuso à sua experiência brutal enquanto militar, a sua perda de dezenas de quilos para ficar em forma, e mais tarde aos seus desafios de correr ultramaratonas e de quebrar um recorde de milhares de elevações em horas. É um livro imensamente inspirador de como Goggins decidiu quebrar os seus limites em todas as áreas da sua vida, e quase sempre em situações onde parecia desesperado ou sem escolha;
  • The Uninhabitable Earth, de David Wallace-Wells. Este é um livro que fala sobre as consequências do aquecimento global de um ponto de vista muito prático e directo. Embora seja bastante sóbrio e quase negativo, é bastante realista e força o leitor a ter consciência de todas as acções que tomamos no dia-a-dia e as consequências destas para o nosso futuro;

Por Vasco Patrício

Coach executivo para GPs de investimentos alternativos (VC, PE, HF) e alguns founders/CEOs dos respectivos portfolios. Background tecnológico (3x startup founder e Intelligence Lead da Aceleradora de Startups da MIT-Portugal IEI), cobrindo maioritariamente áreas de liderança, gestão de talento e influência/persuasão.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s