Livros para ler em um dia

Se o problema está em levar calhamaços atrás ou não teres tempo para ler algo extenso, então estas são excelentes sugestões de livros para ler em um dia apenas.

A lista que se segue passou toda pelas minhas mãos, olhos e imaginação. Assim consigo garantir que estes são cinco bons livros para ler em um dia só. Para quem quer algo mais leve ou rápido, entre leituras, para preencher pausas de almoço ou para ganhar o prazer de ler, tenho estas cinco sugestões.

1. Flores

Afonso Cruz, como referi nos livros lidos em 2019, traz-nos esta deliciosa narrativa entre dois vizinhos, o velho e o novo, as memórias do passado e as amarguras do presente, mas onde a entre ajuda e solidariedade falam sempre mais alto.

2. A Quinta dos Animais

Li este livro em fevereiro e foi sem dúvida marcante. Uma leitura que se faz rápido não só pelas poucas páginas como pelo ritmo cativante da narrativa, que nos prega à história e nos faz devorar o livro em poucas horas.

3. A Gorda

Maria Luísa leva uma vida banal, com peso a mais e segurança a menos, no corpo e na vida. As paixões vão e vêm, assim como as pessoas vivem e morrem – para nós e para a Terra. Uma narrativa portuguesa tão crua quanto encorajadora.

4. The Peculiar Life of a Lonely Postman

Um pequeno livro que nos conta uma história cheia de grandes momentos, twists e supresas. Encontrei-o numa livraria em Londres e foi umas melhores leituras de setembro e de 2019.

5. Alice no País das Maravilhas

Uma das obras que tens de ler nesta vida e que ganha outro sentido quando lida fora da fase infantil. Uma viagem alucinante em poucas páginas pelo imaginário de Alice, onde nada é o que parece e a dúvida impera, levando-nos a questionar o que é real e o que é sonho.