Ganhar Asas e Voar

Confesso que comecei esta leitura com algum ceticismo – não sou fã de fundamentalismos ou de livros de auto ajuda barata e tive receio que este fosse o culminar dos dois. Não poderia estar mais enganada.

Melinda Gates

⭐⭐⭐⭐

Ver este livro na Bertrand

Melinda Gates é, provavelmente, conhecida apenas como a esposa de Bill Gates. Mas a verdade é que Melinda está por detrás de toda a ação desenvolvida na fundação filantrópica de ambos, Fundação Bill e Melinda Gates, desde início do milénio.

Neste seu primeiro livro, há uma série de importantes assuntos e marcos que Melinda nos revela ao longo dos vários anos de trabalho na fundação, sempre com foco na importância da mulher e da igualdade em todas as sociedades.


“Acredito que os grupos femininos são essenciais para cada uma de nós individualmente e também para a sociedade em geral – porque o progresso depende da inclusão, e a inclusão começa com as mulheres”


Com tom casual, honesto e humilde, a autora guia-nos ao longo da sua história na fundação, dos objetivos que foram desenhando, dos obstáculos e de como enfrentar a realidade foi decisivo para a evolução – da fundação e da própria Melinda.

Entre os vários temas abordados para a igualdade de género e apoio feminino, Melinda dá um ênfase aos perigos do casamento infantil e da mutilação genital, ao trabalho gratuito da mulher, ao impedimento de acesso ao ensino, à importância do planeamento familiar e contracetivos, à equidade nas relações amorosas e à relevância do apoio mútuo no contexto laboral.

Enquanto dava voz a estas mulheres, Melinda foi encontrando a sua própria voz. Onde antes reinava a dúvida, o receio de avançar e o silêncio, passou a estar a vontade de seguir em frente, de discutir e de fazer pensar, apesar das represálias que pudessem daí advir.

As denúncias da falta de apoios são muitas, assim como o constante voltar de cara dos países desenvolvidos face às dificuldades em países mais pobres – mas também nos ricos.

Entre os problemas encontrados, parece que as crenças enraizadas e a cultura arcaica patriarcal são as que maior constrangimento causam na mudança de paradigmas e comportamentos que constantemente ignoram as mulheres e colocam meninas em perigo. Isso é revelado, por exemplo, por uma mulher que Melinda conheceu em viagem e que lhe fala sobre o casamento infantil:


“Costumávamos receber dinheiro pelas nossas meninas – era como comprar e vender. Forma os homens que nos disseram que era assim que devia, mas nós nao percebíamos o que era o casamento. O casamento deve ser um lugar onde uma mulher é feliz (…) Agora temos uma visão clara, ao que antes eramos miopes. A miopia dos olhos é má, mas não tão má quanto a miopia do coração”


O que torna este livro mais que um manifesto em prol da mulher ou uma defesa opinativa são as dezenas de exemplos reais dados por Melinda, muito mais do que um “diz-que-disse”. As histórias são contadas na primeira pessoa por quem as viveu e agora por quem as ouve, por mulheres que sofreram o estigma e a descriminação na pele, por quem encontrou as soluções e por quem nunca desistiu ou baixou os braços – mesmo quando isso trouxe o castigo e a ostracização.

Com Ganhar Asas e Voar, lemos e aprendemos sobre os efeitos positivos e reais da união das mulheres e da defesa dos seus direitos, em sociedade e em conjunto. Seja um país desenvolvido ou em desenvolvimento, a ação em prol desta defesa continua a ser urgente para que, todos juntos, possamos elevar a sociedade no seu todo.


“Quando as mulheres gozam dos seus direitos, as famílias e as sociedades florescem. Essa associação parte de uma simples verdade: sempre que incluímos um grupo que foi excluído, beneficiamos toda a gente – e quando trabalhamos globalmente para incluir as mulheres e as raparigas, que perfazem metade de todas as populações, trabalhamos para beneficio de todos os membros de todas as comunidades. A igualdade de género dá a força necessária a todos”

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s