Uma experiência de Livraria às Cegas

“Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades”. Nesta pandemia, a Rede de Livrarias Independentes veio apoiar pequenos negócios literários e a campanha “Livraria às Cegas” é o presente que todos queremos receber.

O período de confinamento e as regras de isolamento ditaram o fecho temporário para muitas livrarias independentes. E só a adaptação rápida não o tornam um fecho permanente… As lojas deixaram de poder receber visitas e foi no digital que tudo passou a acontecer.

Para apoiar estes negócios, foi criada uma rede com várias livrarias independentes – a RELI – que nos ajuda a identificar estas lojas para podermos continuar a comprar os nossos livros. Sem sair de casa, temos acesso ao que queremos ler enquanto apoiamos pequenos negócios locais.

Como foi

No meu caso, decidi escolher a Culsete, uma livraria com décadas de história em Setúbal e que foi remodelada de forma genial no final de 2019. Entregam em mão na zona ou enviam por CTT para outras localidades mais distantes.

Assim, entrei em contacto pelo email indicado na página da RELI, indicando o valor que queria investir na campanha. Depois, respondi a algumas questões relacionadas com os meus gostos literários e já está! Foi só esperar uns dias para receber a encomenda desta Livraria às Cegas e não poderia ter ficado mais contente com os livros escolhidos pela Culsete.

Livros que recebi

  • livraria as cegas

Nunca tinha lido nenhum dos livros que recebi: A Odisseia de Penélope (Margaret Atwood) e Confissões de uma Máscara (Yukio Mishima). Conhecia o título, ainda assim, deste último.

A Odisseia de Penélope traz-nos a versão da Odisseia, de Homero, narrada por uma das suas personagens, Penélope. Esquecida no tempo por leitores que ignoram a sua existência, pode agora revelar-nos o seu lado da história, de forma divertida e sem “papas na língua”.

Confissões de uma Máscara é narrada por um jovem no pós II Guerra Mundial, que nos revela como tem de usar várias máscaras para esconder quem realmente é para não sofrer represálias. Um retrato com elementos autobiográficos sobre a rigidez imposta num Japão Imperial.

Como funciona

  1. Escolhe a livraria na lista disponibilizada pela RELI.
  2. Entra em contacto para o email indicado, referindo o valor que queres investir a partir de 15€.
  3. A livraria deve indicar-te o método de pagamento, assim como coloca algumas questões relacionadas com os teus hábitos e gostos de leitura.
  4. Recebes a encomenda em casa e voilà!

Participa nesta iniciativa da Livraria às Cegas e confia a escolha de leitura ao livreiro! Depois conta-me como foi.