5 Livros sobre livros

Quem mais é fã de histórias onde os livros vivem um papel importante? O imaginário da escrita, das bibliotecas, das livrarias, da ficção ganham outra dimensão e fico automaticamente mais curiosa. Aqui sugiro 5 livros sobre livros.

A Sombra do Vento (Carlos Ruiz Záfon)

Drama

No meio de uma Barcelona industrial e poluída pelo avanço industrial, restam apenas traços do seu esplendor e riqueza em grandes mansões ao abandono. Entre dias banais, o jovem Daniel é impelido para uma aventura pelo passado quando descobre o livro A Sombra do Vento.

À medida que Daniel e o seu círculo próximo tentam desvendar mais sobre este livro e o seu enigmático autor, Julián Carax, descobrem histórias e eventos peculiares, num enredo com décadas de existência, duelos familiares e dissabores amorosos de levar à loucura.

Os livros que devoraram o meu pai (Afonso Cruz)

Infanto-Juvenil

Pode um livro engolir-nos? Sim, na verdade podem todos. As histórias que encerram são autênticas viagens que fazemos em imaginação.

Mas para Vivaldo Bonfim essas viagens tornam-se tão reais que é engolido por todos os livros que lê, conhecendo as personagens, ações e peripécias de vários clássicos da literatura.

Misery (Stephen King)

Suspense

Paul Sheldon vive da sua famosa saga literária “Misery”, embora pouco orgulho tenha na sua criação tão comercial. Enquanto regressa de uma escapadinha para terminar um novo livro, um terrível acidente de carro catapulta-o para a casa da sua “salvadora”, Annie Wilkes.

Sua fã nº1, Annie fará de tudo – mesmo de tudo – para que Paul retome a escrita da sua saga favorita, mostrando como da sanidade à loucura vão poucos segundos e levando o escritor a testar a sua força para escapar às mãos da terrível enfermeira.

O Nome da Rosa (Umberto Eco)

Policial

Mortes misteriosas acontecem num mosteiro europeu e ninguém sabe o que se passa. Um antigo frade, agora detetive, é chamado pelos irmãos para desvendar o caso e depara-se com uma situação bastante peculiar…

Além de um livro desaparecido e mortes que o imitam, há uma biblioteca que claramente não quer lá visitantes. Quem está por detrás disto? E o que significa?

Encontrei-te nas páginas de um livro (Xavier Bosch)

Romance

A jovem Gina perdeu a mãe ainda em criança, tendo por isso poucas e esparsas memórias suas. O pai pouco fala sobre ela e tudo o que tem a dizer nunca foge ao “simpático”. Perto dos 20 anos, descobre através de umas cartas herdadas que a mãe viveu um romance intenso, ainda que curto, numa breve viagem a Paris alguns anos antes de falecer.

O desvendar das histórias contidas nas cartas serão também uma forma de Gina perceber um pouco mais sobre a sua mãe e, assim, sentir-se mais próxima dessa mulher. Uma viagem no tempo marcada pela visita a várias livrarias no mundo, que se assumem como pequenos refúgios e segredo para o par apaixonado.