Ganhar o gosto pela leitura

Tal como outros hobbies, ler requer um pouco de dedicação para mantermos o hábito e aproveitarmos da melhor maneira os momentos e os benefícios da leitura.

Apesar de ter ganho este gosto pela leitura bastante cedo, nem sempre mantive o hábito de ler com regularidade. Sobretudo em épocas de muito trabalho na faculdade ou de cansaço e desmotivação, tornava-se complicado ter vontade para ler com dedicação.

Foi depois um erro no telemóvel ter apagado os 300 níveis de Candy Crush que decidi dedicar-me novamente à leitura. Desde então aproveito a maioria dos tempos livres para ler, descobrir autores e explorar diferentes narrativas.

5 dicas para ganhar o gosto pela leitura

Ler todos os dias algumas páginas

Pode parecer pouco entusiasmante, mas quanto menos metas impuseres para a leitura melhor vai correr. Não precisas ler um capítulo inteiro ou dedicar 3 horas ao livro. Basta que leias uma página por dia e, aos poucos, o hábito enraíza-se e reforça-se.

Escolher um estilo que se gosta

O momento da leitura deve trazer-te prazer, ser algo que gostas e te motiva a agarrar o livro. Por isso, explora diferentes géneros narrativos e temáticas para perceberes o que gostas mais ou menos de ler.

Não ter medo de desistir do livro

A história está a arrastar-se? Não há ritmo na leitura? Rapidamente te aborreces? Então “esquece lá isso”. A menos que tenhas mesmo de ler o livro, para um trabalho por exemplo, a minha recomendação é que abandones como se tivesses uma consulta às 5 – que é como quem diz, mais que fazer. Talvez não tenha sido o melhor momento e possas lê-lo mais tarde, ou podes simplesmente perceber que não é um livro que gostas.

Determinar momento off

Há inúmeras distrações durante os momentos em que queremos ler. Um filme enquanto nos enterramos no sofá; uma maratona de jogos; um scroll infinito nas redes sociais… Está tudo bem com isso, mas é preciso que entendas que essas são janelas de oportunidade para leres. Escolhe um momento só para a leitura, desliga as notificações no telemóvel e afasta as distrações: vais aproveitar muito melhor o tempo em que lês.

Acompanhar pessoas que lêem

Se procuras inspiração, recomendo vivamente que sigas pessoas que também tenham o gosto pela leitura nas redes sociais – e na vida real. Junta-te a clubes de leitura, partilha o que estás a ler, procura recomendações de leituras… A comunidade do Instagram, por exemplo, é muito vasta e pode ser uma ótima motivação para leres.


Sentes que estas dicas são úteis? Partilha-as também com quem aches que precisa de motivação extra para ler.