Um ano de Joana dos Livros

No iníco de 2020 decidi dar um novo rumo a este projeto digital, orientando-o para o mundo as leituras, escrita e criatividade. O blog transformou-se, ganhou um objetivo mais concreto e eu estava longe de imaginar tudo o que isso me iria trazer num ano tão atípico.

Como tudo começou

A par da escrita, a leitura acompanha-me desde que me recordo (e que sei ler, obviamente). Um hábito encorajado pela mãe e professoras, depois enraizado nas promissoras bibliotecas da escola e corredores de livrarias.

Podia ficar-me por ler os meus livros, rabiscar os meus textos, mas isso não me bastava. Percebi que havia este espaço digital com tanta gente quanto potencial para crescer! “Porquê fazer algo aqui também?”, ora: e porque não?

O blog já existia; levou uma nova roupagem no início de janeiro de 2020 e renasceu como “Joana dos Livros” – afinal de contas, eu sou a Joana que anda com livros para todo o lado, dentro e fora de si.

Encontrei no mundo digital o espaço que me permitia desenvolver estes hobbies, conhecer outras pessoas com as mesmas paixões e estender a lista infinita de autores e obras para descobrir. Enfim, foi a decisão acertada no momento e fase em que estava.

A comunidade

Encontrei neste blog e no Instagram a comunidade certa para me ensinar e desafiar neste projeto, feito de leituras, escrita, partilhas, autores, oportunidades e muita aprendizagem.

Afinal de contas, somos tantos a amar literatura! Quando defini este rumo mais específico para o projeto nunca pensei em todas as pessoas que iria conhecer, tudo o que iria aprender, a inspiração que ia ganhar, os projetos que criei e o que estou a planear.

O que aprendi

Algo que tenho vindo a perceber, pelo facto de rapidamente conhecer novas contas e pessoas, é que há milhares de projetos como o meu, que surgiram bem antes do meu e que nascem todos os dias.

É fácil perder a motivação quando nos sentimos um peixe num oceano gigante, ou quando o feedback não é tão imediato quanto pensámos… Estou a aprender (ainda lentamente) a lidar com as expetativas goradas e as iniciativas falhadas, transformando essa energia em combustível para reinventar o fracasso e trazer outras novidades.

Mas aprendi que não estou aqui para inventar a roda. Estou, isso sim, para aprender mais com quem já aqui está e com quem chega, para me desafiar a criar mais conteúdos e a crescer enquanto produtora. Darei o meu melhor e agradeço o apoio de todos, seja pelo feedback que me dão ou por aderirem às iniciativas!

Num ano tão diferente como foi 2020, repleto de angústia, stress, imprevisibilidade e desafios, este projeto floresceu e ajudou-me, também a mim, a crescer e a sentir-me mais realizada, enquanto à volta a incerteza continuava a imperar. Alimentar o blog, os posts, as leituras e as conversas com a Joana dos Livros manteve-me motivada e com esperança no melhor, quando o ano prometia o caos.

Nunca pensei que este projeto me iria inspirar a desenvolver tudo o que fiz e a partilhar tanto. Lancei-me de olhos fechados e acordei para as melhores surpresas que poderia ter pedido. Sinto os meus laços com este projeto reforçados, alegrando-me com cada iniciativa que aqui desenvolvo e abraçando-a com uma visão tão profissional quanto lúdica.

Também por isso a paixão pela leitura, pela escrita e pela criatividade consolidaram-se ao ponto de querer aprender como ensinar e transmitir este gosto a mais pessoas – 2021, me aguarde…

Para 2021

É extraordinário como todos os dias há tantas oportunidades para evoluirmos, nos reinventarmos e aprendermos nas plataformas digitais. O ritmo pode ser avassalador, por vezes, mas cabe-nos gerir o percurso que fazemos neste escorregada de alta velocidade.

Neste segundo ano do projeto, quero ouvir mais de quem me acompanha, do que gosta e do que não valoriza, para criar os conteúdos mais interessantes para as duas partes.

Quero também explorar outros formatos – vídeo, workshops, conversas em direto – para contactar com quem quero que beneficie deste projeto. Aliás, não é segredo para quem acompanha a newsletter (subscreve e recebe as novidades!) e o Instagram que em breve lanço datas para as primeiras oficinas de escrita criativa e, se tudo correr bem, logo depois falarei das oficinas de leitura.

O clube de leitura Livros Mil arrancou em dezembro, a um ritmo calmo, mas estou determinada a fazê-lo crescer e a levar a leitura a muito mais gente! Sinto grandes benefícios quando faço leituras conjuntas, quando partilho o que leio e quando peço recomendações a amigos leitores e é essa energia que quero trazer com este clube para a comunidade.

Além disso, criei recentemente um Patreon para levar este trabalho a um próximo nível, com benefícios para quem apoia e permitindo que eu traga outras iniciativas e produtos com esse apoio.

A minha missão continua a ser a mesma: reforçar o gosto pela leitura e levar o hábito de ler a muitas mais pessoas! Há uma força indescritível dentro das páginas de um livro, capazes de nos mudar, de transformar a nossa vida e de nos mostrar tantos novos lados de nós e do mundo que nos rodeia.

Agradeço a todos os que acompanham as aventuras da Joana dos Livros e dou as boas-vindas a quem agora chega.

Continuem a acompanhar-me nesta demanda e partilhem comigo o que sentirem relevante para apoiar o meu crescimento e percurso.

Obrigada a todos,

Joana