NaNoWriMo: novembro a escrever

Há uns anos que oiço falar deste desafio e, finalmente, decidi-me a investigar – e participar à minha maneira.

O que é isto do NaNoWriMo?

Um grupo de amigos norte americanos criou, em 1999, um desafio entre si: durante o mês de novembro, tinham de escrever (ou pelo menos começar) um livro. Desde então, o movimento estendeu-se pelo país e pelo mundo, com milhares de pessoas a participar neste NaNoWriMo 📖

O que é que eu vou fazer?

Ok, um livro é querer dar um passo maior que a perna… sobretudo considerando que os textos que escrevi no últimos meses não saíram da cabeça. Se estava a pensar retomar o ritmo de publicações e, quem sabe, trazer mais conteúdo relevante, este desafio é exatamente a motivação que estava a precisar.

Por isso, ao longo do mês de novembro vou escrever um artigo todos os dias para o blog, mesmo não os publicando de imediato. No mundo ideal, isso significa que terei 30 artigos para lançar nos próximos tempos.

Ajuda-me a escrever

A nossa criatividade é infinita e não há nada melhor do que partilhar ideias sobre mil e um temas! Por isso, acho que seria ainda mais interessante se pudéssemos fazer isto em conjunto:

  • sugere temas
  • lança títulos curiosos
  • coloca-me as tuas perguntas
  • diz-me sobre o que tens curiosidade

Tudo é passível de dar um ótimo texto! Comenta este post com as tuas sugestões para criarmos algo divertido em conjunto 💡

Como tudo na vida, a escrita transforma-se num hábito se nos comprometermos com essa atividade de forma constante. “Mais fácil dizer que fazer”, eu sei, eu sei… Luto contra isso todos os dias; quando a nossa atividade profissional consiste em fazer o mesmo que o nosso hobby, fica ainda mais complicado encontrar essa motivação – se o que fazia dos nossos dias algo diferente se transforma no nosso trabalho 8h por dia, como escapamos?

Mas, bom: cá estarei pelo desafio NaNoWriMo, ainda que sem direito a qualquer prémio além da experiência. Segue a tag “nanowrimo” para acompanhares tudo aqui no blog.

Vou mantendo todos a par dos resultados e, em dezembro, farei um balanço desta aventura ✍️


(Mais sobre o NaNoWriMo aqui, aqui e aqui)