Leituras paradas e 3 dicas para voltar a ler

Nos últimos dois meses li muito pouco – quase nada, na realidade. Entre ser apanhada pela vida, horários meio loucos e sentir zero inspiração pelos livros cá de casa, a leitura ficou em stand by mais tempo do que imaginava. Mas consegui acabar com a pausa, descobre como.

Um rodopio constante

Os dias não esticam. Nem a nossa energia para tudo o que aí incluímos e, depois de fases agitadas, acabamos por resvalar para o cansaço inevitável que a roda vida do dia a dia acarreta.

Nas últimas semanas andei atarefada com formação antes do trabalho, tarefas em catadupa, planos com amigos, energia de um gatinho novo em casa e organização de novos projetos. O que tem tanto de entusiasmante como de cansativo…

De forma natural e nada gradual, algumas coisas perderam destaque no meu dia: entre elas, a leitura, tão presente e de tantas formas na minha rotina (ou não tivesse conseguido ler até agora 41 livros desde início do ano).

Mas é preciso enfrentar e compreender a realidade. Há épocas mais ativas que outras, tudo passa (a sério) e está tudo bem em não conseguirmos fazer tudo ao mesmo tempo. Foi tempo de aceitar que era preciso descansar e não me governar com tanta pressão.

Aceitando o caos que se instalara e retomando aos poucos um ritmo mais tranquilo, consegui voltar aos meus hábitos de leitura como gosto: um excelente modo de passar o tempo, aprender e relaxar.

3 Dicas para voltar a ler

Visita a biblioteca ou livraria

Em busca de uma boa dose de inspiração? Nada como visitar locais repletos de, isso mesmo, livros. Passa os olhos pelas novidades, explora todas as secções, investiga a obra dos autores que mais gostas ou pede sugestões ao livreiro.

Espaços dedicados à leitura são ideais para reavivar a vontade de explorar livros e mergulhar em novas histórias. Seja através da compra ou da requisição de livros, aproveita para te aventurares por títulos que tinhas curiosidade ou com autores que nunca leste.

Fala das tuas leituras

A experiência da leitura costuma ser algo solitária: só nós e um livro. Para conseguires ler de forma mais entusiasmada, pode ser interessante falares das tuas leituras a outros amigos leitores. Nesse núcleo, torna-se mais divertido ler, sugerir ou pedir dicas e alargar conhecimentos literários.

Se procuras um espaço para partilhar o que lês, o Clube Livros Mil pode bem ser o grupo ideal:

  • Falamos das leituras no chat
  • Partilhamos dores e sugestões nos encontros online
  • Seguimos um tema mensal e escolhemos livremente o livro
  • Temos conversas com pessoas relacionados com o tema de cada mês
  • Embarcamos em desafios e atividades
  • Enfim, exploramos este mundo dos livros em conjunto

Inscreve-te no Clube através do Patreon, com uma série de ofertas exclusivas e muito amor pelos livros. Revoluciona a forma como aproveitas as tuas leituras!

Encaixa a leitura na rotina

Sim, concordo que devemos criar espaço para a leitura durante o dia. Mas também sei que nem sempre isso é possível… Parece-me que a questão deve ser colocada ao contrário: em que partes da rotina que já tenho posso colocar momentos de leitura? Nos transportes? Na pausa da manhã? No café depois de almoço? Nos momentos antes de apagar a luz e dormir?

Tenta identificar espaços do teu dia onde seja possível encaixar a leitura, mesmo que sejam poucas páginas. Por vezes temos momentos onde nos perdemos em scroll infinito pelas redes sociais, ligamos a TV sem realmente ver nada ou perdemo-nos no ritmo avassalador do dia, a correr para todo o lado.

É precisamente nessas alturas que podemos aproveitar para ler, acalmar e beneficiar dessa pausa com mais presença. No meu caso, estes foram os momentos em que percebi que podia potenciar a leitura ao longo do dia:

  • Nos transportes a caminho ou depois do trabalho
  • Se trabalhar em casa, leio antes de meter mãos à obra
  • Ao longo dia, aproveito para ler nas mini pausas entre tarefas avanço mais uns parágrafos
  • Sendo impossível ler no final da tarde (entre piano, yoga, cozinhar, brincar com os gatos…), guardo pelo menos meia hora antes de dormir para ler, já no conforto do quarto e dos lençóis

Para além destas sugestões, partilho contigo outros dois segredos essenciais para seguires em frente nas leituras:

1. faz as pazes contigo se não tens encontrado mais tempo para ler, não és uma máquina e deves valorizar os momentos de descanso

2. experimenta várias dicas ou truques e vê o que funciona para ti, não existem verdades absolutas nisto dos hábitos e rotinas (acho eu)

Tens outras sugestões para acabar com reading slumps? O que achas destas?