Vamos começar a leitura conjunta!

Esta 4ª feira iniciamos a nossa leitura de Diálogos com José Saramago, no Instagram. Embora seja um livro pequeno e de rápida leitura, traz muitas reflexões que nos incitam a parar e pensar sobre cada partilha contida nas suas páginas – bem ao estilo do autor português.

Sobre o livro

Carlos Reis é um professor e estudioso da obra de Eça de Queirós, tendo daí partido para a coordenação de projetos culturais e académicos muito relevantes para a língua e literatura portuguesa. Em 1997, Saramago encontrava-se em Lanzarote quando recebeu Carlos em casa para umas horas de conversa. Desse encontro resultaram diálogos tão interessantes quanto contundentes – as fortes opiniões de Saramago e o seu afastamento face a Portugal eram bem notórios (e não esqueçamos que a “polémica” do Nobel se deu logo no ano seguinte).Em 1998, publicaram-se pela primeira vez os Diálogos destinados aos “leitores de diversa motivação: do leitor corrente dos romances de Saramago ao estudioso da sua obra, passando pelo professor que trabalha com os seus textos e pelo estudante que (supostamente) os lê”, dizia o autor Carlos Reis.

Divisão da leitura

📖 Até dia 18/12: ler Nota Prévia, Apresentação, Introdução e Diálogo I (cerca de 40 páginas)

📖 Até dia 20/12: ler Diálogos II e III (cerca de 30 páginas)

📖 Até dia 23/12: ler Diálogos IV e V (cerca de 35 páginas)

📖 Até dia 28/12: ler Diálogos VI, VII, Virtuais e Final (cerca de 44 páginas)

Porque sabemos que há tanto para aprender com os autores (favoritos ou não), e porque entramos em breve nas celebrações do centenário de Saramago, esta é a oportunidade perfeita para explorar estas conversas tão atuais, em formato de livro.

Recordando aos participantes…

  • Entre 15 e 27/12: leitura conjunta a decorrer num chat de Instagram
  • Encontro online no fim de dezembro (28 ou 29) para discutir a leitura
  • Sorteio de cartão-presente de 10€, em janeiro, para compra na livraria independente Culsete (exclusivo para membros do clube, aproveita para te tornares membro se ainda não o és e ainda recebes 5€ extra)

Traz mais amigos para esta leitura contigo! Juntos é sempre mais divertido. Vamos a isso?