5 projetos digitais para te inspirar neste Novo Ano

Os livros em papel têm a minha total devoção nas horas vagas – e bem sabemos quantas mais gostaríamos de lhes dedicar. Mas no mundo digital descobri também alguns projetos que gosto de acompanhar, seja para relaxar, entreter ou aprender em tempos livres.

5 projetos para te inspirar

Um canal de YouTube relaxante

Melhor do que vídeos ASMR são os vídeos da japonesa nao. Com uma componente de silêncio muito grande, os seus vídeos acompanham o seu dia, receitas, mudanças da sua vida… mas nada é narrado em voz. A música calma, os sons do ambiente, o gato que brinca ou a chaleira ao lume é tudo o que aqui vais ouvir. O resultado? Vídeos relaxantes, com uma belíssima estética e uma tranquilidade inspiradora.

(Dica para veres estes vídeos: além de uma bebida quente nas mãos, coloca as legendas em inglês porque em português são… bem, não recomendo).

Um mundo de aprendizagens

Nascida em plena pandemia, a plataforma “Eu Aprendo em Casa” apresenta uma vasta série de workshops online dados por grandes nomes do panorama literário e jornalístico em Portugal. Os preços são um pouco elevados, mas sem dúvida que os nomes que orientam estas atividades de vários dias nos trazem ensinamentos muitos relevantes, por toda a sua experiência e reconhecimento.

Um podcast bem humorado

O que atormenta os casais da atualidade? Que problemas os perseguem e que dilemas os dilaceram? Toalhas molhadas na cama, prendas terríveis, sogros do pior? Com muito humor, descontração e sem papas na língua, Rita da Nova e Guilherme Fonseca discutem tudo “e mais um par de botas” nesta Terapia de Casal disruptiva.

No final do ano passado, o casal lançou até o livro dedicado ao podcast, com uma composição mais interativa e que vale a pena explorar.

Crédito: Instagram @ritadanova

Uma newsletter de leituras

Outro podcast que acompanho é “Ponto Final Parágrafo”, da ESCS, por todas as conversas interessantes que traz. Mas além disto ainda há a newsletter “Ponto de Situação”, lançada todas as semanas com excelentes sugestões de leitura e outras descobertas literárias da Magda.

Um instagram de dicas

Redes sociais, criatividade, marketing e saúde mental andam sempre de mãos dadas no tira do papel. “Como começar a criar com constância e respeitando sua saúde mental” é o lema do Tiago, criador da página, que nos traz muitas dicas para continuarmos o nosso trabalho (sobretudo em áreas criativas) sem nos deixarmos consumir pela ansiedade ou sentirmos assoberbados.

Já conhecias alguns destes projetos? Que outras sugestões tens para nos inspirar neste ano novo?