Lancei um Patreon

A criação artística e cultural deve ser valorizada. Através do apoio financeiro, é possível criar maior compromisso com esse trabalho. O resultado? Conteúdos

Um compromisso da minha parte em produzir cada vez mais e melhor conteúdo para todos. Artigos, dicas, materiais, vídeos, oficinas, serviços… E isto só é possível com a tua contribuição.

Todo o trabalho que desenvolvo neste mundo digital e que chega até ti ocupa uma parte importante do meu coração e do meu tempo. Partilhar mais sobre livros, falar de leituras, recomendar títulos, dar dicas e sugestões é algo que adoro fazer, mas que desejo que conquiste uma maior qualidade, diversidade e frequência.

Há ainda uma série de projetos práticos que quero desenvolver muito em breve, como workshops de escrita, oficinas de criatividade, clubes de leitura e sessões de debate e reflexão. Tudo o que venha acrescentar valor ao meu trabalho aqui e que te seja útil.

Isto envolve investir em materiais, conhecimentos, plataformas, espaços (virtuais ou físicos) e conteúdos de relevo para que as atividades tenham a melhor qualidade possível e vão ao encontro do que procuras conhecer.

O que é o Patreon?

É uma plataforma para apoio a criadores e artistas. São criados níveis de contribuição mensal, com valores definidos e recompensas associadas ao valor pago pelo subscritor. No fundo, é como subscrever a Netflix ou outro serviço: investes o valor em troca de conteúdos e vantagens.

O que ganhas em ser Patrono?

Desenhei três níveis de contribuição para que possas escolher o que mais se adapta ao que procuras em cada momento. Podes evoluir ou descer de plano enquanto Patrono e até cancelar a subscrição a qualquer momento – isto não é um pacto com o diabo.

Alguns dos benefícios de ser Patrono

Acesso antecipado a conteúdos e novidades

Acesso exclusivo a descontos em workshops, serviços e produtos

Sessões gratuitas de consultoria de escrita

Souvenirs e merchandise

Participação no Clube de Leitura e comunidade privada

Ofertas exclusivas e limitadas

Para onde vai o teu dinheiro?

Será usado para obter materiais e recursos necessários à criação de conteúdo e organização de atividades. Tal como um emprego normal, produzo trabalho com valor em troca desse pagamento.

O teu papel enquanto Patrono

Naturalmente, não vai ser “pagar e andar”: enquanto subscritor, serás um verdadeiro Mecenas para as Artes – bom, para a minha, pelo menos.

Terás um lugar privilegiado para conversarmos sobre o que gostarias que eu produzisse, para lançares ideias, para votar em temas e próximos conteúdos, para colocares questões específicas e até para sugerires melhorias.

E quem não subscrever?

Ora, não será posto de parte! Vou continuar a publicar reviews, a falar de práticas de leitura e processos de escrita e criatividade à mesma, tanto aqui no blog como no Instagram Joana dos Livros.

A diferença estará no acesso a conteúdos e usufruto de maiores benefícios para quem subscreve o Patreon.


Enquanto criadora de conteúdos, sinto que este é um passo realmente importante. É o assumir de um compromisso com a comunidade, levando mais longe (e a sério) a missão de reforçar o hábito da leitura, de transformar a relação com os livros e de incentivar à reflexão e descoberta dos benefícios da leitura.


Outras formas de ajudar o projeto

Entendo que este compromisso mensal esteja fora do que procuras neste momento, ou que este investimento seja inoportuno agora. Podes continuar a participar e contribuir para este trabalho:

Dá-me sugestões e feedback

Partilha este blog com outros

Dúvidas?

Se ainda tens questões que gostarias de esclarecer antes de avançar com a tua subscrição no Patreon, fica à vontade para falar comigo através do email contacto@joanadoslivros.com.

Resta-me agradecer a tua contribuição, seja em que formato for, e o tempo que investiste a ler isto até ao fim.

Apoia a partir de 1€ por mês.